Após a atividade 2 da Interdisciplina de Questões Ètinico- Raciais na Educação : sociologia e História registei no meu portfólio de aprendizagem.
Realizei uma atividade muito interessante partindo de uma conversa.
Questionei meus alunos do 2ª ano do ensino fundamental.
Somos todos iguais ou parecidos.
As diferenças e semelhanças das pessoas.
Durante essa atividade os alunos perceberam como são diferentes do indio, negro e dos japoneses, também por terem colega na comunidade com essa descendência.
Os indios foram os primeiros habitantes do BRASIL. Eles eram donos da terra e tudo que havia aqui.
Mas ai os portugueses chegaram e começaram a tirar suas terras.
Hoje existem poucos grupos indígenas no Brasil. A maioria vive em aldeias, eles caçam,pescam, plantam e colhem frutos e raizes nas poucas terras que eles ainda ocupam. E fazem artesanatos para usar e vender.
Mas esse jeito diferente de viver esta ameaçada e acabar.
Por isso todos nos temos que fazer alguma coisa para ajudar os indios e podemos começar respeitando sua cultura e seus costumes e crenças religiosas sem discriminacão.
Cada comunidade tem pessoas de diversas etnias essas pessoas têm condição social e vida diferentes.
A sociedade brasileira foi formada por princpais etinicos. Indios, brancos e negros.
Os escravos negros eram trazido da Africa em navios de pessima qualidade, muitos deles não resistiam a viagem e acabavam morrendo no meio do caminho.
Chegaram ao Brasil eram vendidos a ricos fazendeiros, que lhes impunham uma vida de extremo sofrimento; eram maltratados, sofriam castigos físicos e eram separados de suas famílias.
Muitos escravos se revoltavam e conseguiam fugir para locais onde poderiam viver em liberdade.
Com o passar do tempo, muitos começaram a lutar pela liberdade.
Pouco a pouco, foram sendo assinadas algumas leis que visavam libertar os escravos.
Lei assinado em 1850 - Proibido a entrada de novos escravos no Brasil.
A lei do ventre livre [1871] Libertou os filhos de escravos nascidos a partir da dessa data.
Lei dos sexagenários [1888] Libertou os escravos com mais de 65 anos.
Em 1888 foi assinada a lei Àurea libertando todos os escravos, essa lei acabou com a escravidão no Brasil, foi assinada por a Princesa Isabel, filha do imperador D. Pedro segundo.
A partir da constituição federal todos os grupos étnicos têm direitos iguais na educação, sociedade se discrimição raciais.
Meus alunos recortaram as figuras das pessoas e montaram o mosaico racial.
Foram citadas as diferenças e suas semelhanças tanto na cultura, como na crença religiosa e nos costumes desse povo.
Os japoneses são diferentes do branco tanto nas caractériscas físicas como suas culturas e costumes são diferentes.
Descobriram que todos fazem parte da mesma sociedade brasileira. Apesar das diferenças e semelhanças todos são filhos de Deus.
O Brasil foi formado por 3 etnias com pessoa branca, indio e negro.
Mozáico de etnia raciais
Após a atividade 2 da Interdisciplina de Questões Ètinico- Raciais na Educação : sociologia e História registei no meu portfólio de aprendizagem.
Realizei uma atividade muito interessante partindo de uma conversa.
Questionei meus alunos do 2ª ano do ensino fundamental.
Somos todos iguais ou parecidos.
As diferenças e semelhanças das pessoas.
Durante essa atividade os alunos perceberam como são diferentes do indio, negro e dos japoneses, também por terem colega na comunidade com essa descendência.
Os indios foram os primeiros habitantes do BRASIL. Eles eram donos da terra e tudo que havia aqui.
Mas ai os portugueses chegaram e começaram a tirar suas terras.
Hoje existem poucos grupos indígenas no Brasil. A maioria vive em aldeias, eles caçam,pescam, plantam e colhem frutos e raizes nas poucas terras que eles ainda ocupam. E fazem artesanatos para usar e vender.
Mas esse jeito diferente de viver esta ameaçada e acabar.
Por isso todos nos temos que fazer alguma coisa para ajudar os indios e podemos começar respeitando sua cultura e seus costumes e crenças religiosas sem discriminacão.
Cada comunidade tem pessoas de diversas etnias essas pessoas têm condição social e vida diferentes.
A sociedade brasileira foi formada por princpais etinicos. Indios, brancos e negros.
Os escravos negros eram trazido da Africa em navios de pessima qualidade, muitos deles não resistiam a viagem e acabavam morrendo no meio do caminho.
Chegaram ao Brasil eram vendidos a ricos fazendeiros, que lhes impunham uma vida de extremo sofrimento; eram maltratados, sofriam castigos físicos e eram separados de suas famílias.
Muitos escravos se revoltavam e conseguiam fugir para locais onde poderiam viver em liberdade.
Com o passar do tempo, muitos começaram a lutar pela liberdade.
Pouco a pouco, foram sendo assinadas algumas leis que visavam libertar os escravos.
Lei assinado em 1850 - Proibido a entrada de novos escravos no Brasil.
A lei do ventre livre [1871] Libertou os filhos de escravos nascidos a partir da dessa data.
Lei dos sexagenários [1888] Libertou os escravos com mais de 65 anos.
Em 1888 foi assinada a lei Àurea libertando todos os escravos, essa lei acabou com a escravidão no Brasil, foi assinada por a Princesa Isabel, filha do imperador D. Pedro segundo.
A partir da constituição federal todos os grupos étnicos têm direitos iguais na educação, sociedade se discrimição raciais.
Meus alunos recortaram as figuras das pessoas e montaram o mosaico racial.
Foram citadas as diferenças e suas semelhanças tanto na cultura, como na crença religiosa e nos costumes desse povo.
Os japoneses são diferentes do branco tanto nas caractériscas físicas como suas culturas e costumes são diferentes.
Descobriram que todos fazem parte da mesma sociedade brasileira. Apesar das diferenças e semelhanças todos são filhos de Deus.
O Brasil foi formado por 3 etnias com pessoas brancas, indios e os negros.
Mozáico de etnia raciais
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4 comentários:
Marli!
O que fica para você toda esta prática com seus alunos?
Faça uma breve análise em nova postagem sobre esta aprendizagem.
Ok.
Benites
Querida Marli!
Tudo bem?
Q
Não sei se percebestes, mas tua postagem está “duplicada”. Repetes ela inteira... Dá uma olhadinha.
Inicias teu relato, contando que fizestes uma atividade muito interessante com alunos de 2ª série, que conversastes com eles e os desafiastes. Mas fiquei me perguntando: de que forma os desafiastes? Que questionamentos fizestes ao longo da conversa? Que hipóteses eles formularam? O que captastes sobre o conhecimento prévio deles? Senti falta da “voz” dos alunos na tua postagem e de que forma conduzistes a conversa com eles.
Trazes dados históricos sobre a presença indígena no Brasil, sobre a escravidão, sobre a diversidade étnica brasileira, mas não articulas essas informações com a prática docente, com a escola, com a educação. Sobre isso, apenas defendes que “todos temos que fazer alguma coisa para ajudar os índios“ e que podemos começar pelo respeito a sua cultura... No entanto, não sugeres nenhuma forma de transformar esse desejo em “prática”, em prática pedagógica.
A partir das falas dos alunos da 2ª série, do conhecimento prévio que eles apresentaram, dos dados históricos que trazes, das leituras e discussões proporcionadas pela interdisciplina, o que podes pensar/refletir e propor? Senti falta da tua “voz”.
Qualquer coisa, estou à disposição para conversar/discutir a respeito..
Beijo grande,
Profa Eliana.
Marli Joaquim!!
Estive passando por aqui para ver seus registros de aprendizagem desse semestre e não encontrei nenhum. Esses registros são muito importantes pois neles podemos refletir sobre o que já foi estudado. Não deixe de fazer essas postagens.
Abraços
Roberta
Marli Joaquim!!
Novamente visitei teu blog e não encontrei nenhuma postagem referente as tuas aprendizagens desse semestre. Estamos nos encaminhando para a metade desse semestre e isso não deve ficar para depois. Espero retornar aqui e encontrar as tuas aprendizagens registradas.
Abraços
Roberta
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