Portfolio de Didática
No semestre passado na disciplina de Didática fiquei em recuperação, quando a professora solicitou para mim realizar um planejamento não sabia definir o que ela queria era um projeto ou um planejamento igual que nós fizemos em Linguagem.
O planejamento de Linguagem era um plano de aula que envolvia várias áreas de conhecimentos poderia abranjar uma pesquisa. Na primeira postagem fiz igual o planejamento de Linguagem então a professora enviou uma mensagem no meu celular e solicitou-se que lesse o comentário, que essa atividade tinha que ser refeita.
Depois que li o comentário entendi que era um projeto envolvendo várias áreas de conhecimento de acordo com o texto da autora Rodrigues.
Fiz o projeto sobre o meio ambiente, então vou trabalhar no estagio com meus alunos do 4º ano, mas agora vou colocar a parte da matemática que não havia colocado.
Considero essa atividade muito produtiva para a minha prática em sala de aula, pois agora precisava realizar o projeto então sei fazer-lo.
Essa aprendizagem que adquirir agradeço a professora Luciana que teve paciência, preocupação e atenção comigo, a partir daí conseguir superar a minha dificuldade.
Na minha escola ainda não trabalhava com projeto, então agora vou executar-la esse maravilhoso projeto juntos com meus alunos do 4ºano onde estou estagiando.
Através da charge da avaliação aprendi que a professora usava frase para cada aluno da turma usando palavras desrespeitosa, ela escolheu apenas um aluno dito normal era aquele que possuía características físicas semelhantes a ela.Penso que seria um parecer de avaliação, num conselho de classe, as vezes acontece nas escolas por falta de conhecimento do professor. Essa avaliação seria classificatória.
Há tempos atrás ,quando estudei éramos avaliados com uma prova, amedrontados e ameaçados e também exames no final do ano, o professor autoritário ensinava uma vez só no ensino tradicional e ele pensava que os alunos tinham que saber tudo.
Na escola que atuo é um grupo pequeno, mas tento valorizar todos os alunos dentro de um processo formativo verifico se o aluno aprendeu ou não para continuar ou replanejar os planos de aula para melhoras as práticas pedagógicas.
Meus alunos são tratados com especialistas, a fonoaudióloga para desenvolver a linguagem e a psicóloga para outros fatores.
Na minha escola avalio meus alunos através de anotações de todos os trabalhos, desde os materiais pedidos na sala de aula, todas as atividades desenvolvidas e também levando em conta a participação e o interesse de cada um. È preciso que o professor utilize vários instrumentos de avaliação, e não somente as provas isto não gera bons resultados. Peças teatrais, pesquisas, visitas e entre outras.
A partir do texto O contexto da prática avaliativa no cotidiano escolar da disciplina de Didática. Aprendi que o cotidiano escolar dá muito mais chances de observação, acompanhamento do desempenho e avaliação da aprendizagem do aluno do que apenas testagem. O aluno aprende toda hora, na dúvida na pergunta, no relacionamento entre os colegas, no conteúdo trabalhado em turma, na dúvida ou explicação do colega. Cabe a professora estar atenta a isso e favorecer a aprendizagem contínua. [ conforme Lúdke]
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Oi Marli,
Muito boa a tua reflexão sobre avaliação. Trata-se de um processo que, mais do testar, serve para orientar a prática pedagógica, para redimensionar o planejamento.
A partir do acompanhamento diário que fazes dos alunos, como tens avaliado o processo de aprendizagem dos mesmos? Tens alcançado os objetivos propostos no planejamento?
Seguimos conversando!
Beijos, Rô Leffa
Postar um comentário