segunda-feira, 17 de maio de 2010

Passeio com alunos

A partir da teoria do autor Freinet, pensei em planejar uma aula diferente com meus alunos do 4º ano. Realizei um passeio para observar os animais, suas características, sua alimentação e colocar os animais a serviço do homem.
Depois do passeio fiz uma conversa informal com os alunos, discutimos o tema, valorizando o conhecimento já adquirido dos alunos que trazem no longo da sua vida.Eles desenharam todos os animais vistos no passeio, depois produziram um texto sobre o passeio.
Os textos dos alunos ainda não tem um boa coerência, falta ponto final, parágrafo e argumentação sobre o tema mas os desenhos ficaram muito bons.Tem aluno que ainda escreve palavras emendadas, comentei os erros de ortografia e também citei mais coisas que eles pudessem colocar nos seus textos.
Depois trabalhei com recortes de figuras de animais vertebrados e invertebrados e montamos um painel.Teve um aluno que colocou uma sereia achando que era um animal mamífero, então questionei o aluno para perceber que uma parte era mulher e outra era peixe. E também os alunos confeccionaram animais com massa de modelar e fizeram um dialogo. Uma conversa imitando os animais.
Eles fizeram perguntas que eu não tinha resposta tivemos que pesquisar juntos para obter a resposta.Acho que o professor é um estudante juntos com os alunos,nós descobrimos muitas coisas e também aprendemos com nossos alunos.
Então analisando os trabalhos dos alunos foi uma atividade muito produtiva que envolveu varias áreas de conhecimentos. Uma aprendizagem que tive no semestre passado foi planejar um projeto, que envolva varias áreas de conhecimento.
As crianças aprendem observando é mais produtivo ela pesquisar por si mesmo do que o professor dar resposta, o professor tem que ensinar e o aluno buscar o conhecimento.
Também teve um aluno que relatou que seu pai tira pinhão e carrega no cargueiro, então os animais servem para transportar mercadorias e as pessoas. Ele me disse; o couro dos animais serve para fazer sapatos, roupas e bruacas.
Teve um aluno que perguntou: o que é bruaca? Então pedi para o colega explicar.
São muitas coisas importantes que as crianças trazem consigo basta o professor valorizar seus conhecimentos e trabalhar o tema dentro da realidade de cada um.
Teve aluno que relatou aqui perto da escola, todos os dias passam um homem com um carro de bois, ele transporta cana de açúcar, lenha e também milho que planta na roça. Questionei os alunos para que serve a cana de açúcar.
Eles me responderam serve de alimento para o gado bovino e suíno e também nessa região é cultivado a cana para fazerem o açúcar e a cachaça. E os bois Carreiros servem para trabalhar no engenho e moer a cana. Como nos estamos na região rural conhecendo esse trabalho, damos mais valores aos agricultores.

2 comentários:

Rosângela disse...

Oi Marli,

Os alunos parecem bastante participativos e têm muitas curiosidades, o que motiva a discussão e a descoberta. O professor precisa estar atento para aproveitar os conhecimentos que os alunos já possuem, partindo daí para fazê-los avançar cognitivamente.

Em tua postagem falaste em pesquisa. Tens proporcionado esse tipo de atividade aos alunos? Como procedes? Onde e em quê materiais os alunos pesquisam?

Seguimos dialogando!
Beijos, Rô Leffa

Marli disse...

Sim dia 16 de junho tem uma palestra na minha escola, então os alunos estão elaborando perguntas e também vão pesquisarem em livros