Meus alunos foram muito criativos na formação das faixas do meio ambiente, e colocamos no mural da escola, teve um aluno que tinha feito uma letra errada, então ele sugeriu de fazer outra faixa porque aquela ficava feia, pois tinha que apagar a escrita a canetinha.
Ele era uma criança que não gostava de fazer cartaz quando comecei agora ele adora fazer cartaz, jogar bingo e outros jogos, sempre me pergunta quando professora vamos jogar o bingo das 4 operações, até pedi para mim professora deixa nós jogar o bingo.
Venho notando que ele gosta das minhas atividades, pois pedi para repetir.
Percebo que tem melhor desempenho quando parte para atividade lúdica, do que no caderno, parece que os alunos já estão gostando das atividades novas que planejo.
O jogo do bingo desenvolvi com meus alunos só com as cartelas diferentes, então ensinei o conceito da subtração, todos desenvolveram as contas na folha para achar o resultado na cartela, foi uma atividade muito produtiva todos os alunos prestam bastante atenção e participa , ficam ansioso quando fazem a conta e não tem o resultado na sua cartela, começam a pensar eu não vou ganhar o jogo acho que seja fulano porque só falta dois números para terminar a cartela.
Os alunos sentaram em grupos e identificaram os desenhos mais parecidos e o mais diferente e mais difícil de realizar.
A água os alunos fizeram um diferente do outro um fez água da torneira, outro do rio, poço. Mas tudo significa água, pois todos têm um conhecimento prévio.
O desenho do céu um fez o da noite, e outro do dia, no lugar da palavra luz, uns fizeram uma lâmpada, outros um sol.
Assim eles analisaram todos os seus desenhos e dos colegas, notaram que um colega tinha feito uma lâmpada virada para baixo não era assim tinha que ser a posição mais estreita no suporte onde ela ficava em pé para clarear, foi um questionamento muito interessante. Esse aluno disse como tu vai colocar uma lâmpada no suporte virada.
Um tinha feito um pé virado para cima então outro aluno disse tinha que deveria esta apoiada no chão. Achei importantes os alunos desenharam o planeta e pintaram água de cor azul e parte da terra de marrom, também fiz uma pergunta sobre o conteúdo que tinha trabalhando com eles, nesse desenho que tu fizeste tem mais água ou terra?
O aluno me respondeu no planeta tem mais água do que terra, mas águas doces deveram economizar que tem pouca, o que tem mais é a água salgada que encontrada nos mares.
Analisei que todos os alunos perceberam as diferenças dos desenhos dos seus colegas formularam hipóteses como poderiam ser melhores os desenhos o que realmente estava mais diferente para própria realidade.
Eles acharam o desenho mais difícil representar foi o ácido porque poderia ser uma fruta ou um produto [abacaxi- limão ou produto de limpeza]
Energia pode ser humana ou energia elétrica.
Essa atividade foi muito produtiva os alunos analisaram desenhos por desenhos todas as diferenças encontradas foram citadas então ia anotando e percebi que todos os alunos acharam muitos detalhes importantes, me senti muito feliz realizando essa atividade e que todos adoraram.
Então analisando os trabalhos dos alunos conclui que todo aluno aprende, basta o conhecimento não esteja pronto, nem acabado cabe o professor trabalhar com diversas situações tais como: questionamento ao aluno, pesquisar, criar texto, lançar dúvidas e não simplesmente transmitir respostas, mas sim conhecimento.
O aluno deve ser incentivado assim como qualquer pessoa, o aluno interpreta a realidade informação que recebe de acordo com sua própria rede de conhecimentos.
Por isso ao pensar de ensinar conhecimentos científicos as crianças é importantes selecionar situações que sejam familiares ou instigantes. Para que haja aprendizagem do conhecimento científico é necessário que seja interpretado à realidade de cada criança.
Referencia teórica: Disciplina de Ciências Texto da autora Russel Terezinhas Dutra da Rosa. E Marise Basso Amaral .E essa atividade dos desenhos científicos aprendi na aula presencial de Ciências.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Marli Joaquim!!
O lúdico traz a nossa sala de aula um ambiente muito tranquilo de aprendizagem. Os alunos conseguem astravés de jogos e brincadeiras aprender conteúdos que são importantes para o seu desenvolvimento.
Abraços
Roberta
Postar um comentário