segunda-feira, 26 de maio de 2008


REPRESENTAÇÃO DO MUNDO PELAS CIÊNCIAS NATURAIS.


Após assistir o filme Balance da Interdisciplina de Ciências.
Entendi que no começo do filme os habitantes estavam juntos procurando equilíbrio ocupando o espaço, a situação mudou e se complicou no momento em que um deles trouxe até a superfície uma caixa estranha e preocupante.
Passaram a questionar sobre que tinha na caixa, acreditando ser a algo que viesse prejudicar o meio ambiente, iniciaram uma corrida na tentativa de segurar a caixa impedido de cair de novo na água.
Se cada habitante ficasse no devido lugar no ambiente, não havia desequilíbrio, mas aconteceu uma desunião.
A partir do momento em que correram na mesma direção, todas as pessoas foram prejudicadas, provocando o desequilíbrio ambiental.
Analisei que se todos não estivessem preocupados com a defesa do meio ambiente, não teria acontecido a tragédia, pois não ligariam para o fato retornar a água e espalhar substância tóxica, matando animais e pessoas.
Após aula presencial da Interdisplina de Ciências aprendi um conhecimento científico, E apliquei os desenhos com meus alunos .
Analisando os trabalhos dos alunos observei que eles foram muitos criativos, mudarão sua forma de ver o mundo, estando pronto para resolverem diversas situações que apresenta no cotidiano.
Após a leitura do texto Repensando o ensino de Ciências a partir da novas histórias da Ciência.
Entendi que todo o aluno aprende, mas que o conhecimento não esteja pronto , nem acabado cabe o professor ter criatividade para não dar respostas, mas o conhecimento.
O aluno deve interpreta a realidade, criar texto, dar respostas, pesquisar, questionar as respostas dos colegas.
O professor deve incentivar o aluno para que haja aprendizagem e conhecimento. Entendi como ensinar o conhecimentos científicos é necessário selecionar situações que sejam familiares , ou que faça parte da realidade da criança.
Com esse conhecimentos prévios do mundo através da própria realidade da criança , o professor realiza um bom planejamento.
Os deficientes mentais também aprendem desde que tenham um professor qualificado na área de conhecimento.

Um comentário:

Nadie Christina disse...

Oi Marli,

Adorei a tua postagem. Trazes importantes relações entre os conhecimentos que vens adquirindo e as novas possibilidades que vislumbras com os alunos. Esta postagem de Ciências também tem relação com a discussão sobre perguntas que iniciamos no presencial. Concordas? Seria interessante, caso estejas de acordo, ver em uma nova postagem estas relações mais claras. Como esta postura mais questionadora pode ajudar os alunos a entender as questões do meio ambiente ou questões éticas, como no caso de alunos especiais. Deixarei umas perguntinhas: Como tu vias o papel do professor antes e como tu vês agora? E, as tuas curiosidades como aluna? Estás encontrando espaço para expressar? Continue compartilhando as tuas aprendizagens, pois assim também aprendemos através do teu olhar...
Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie