terça-feira, 27 de maio de 2008

Representação do Mundo pela Matématica


Após a leitura do texto números e operações da atividade 2 da disciplina de matemática.
Apliquei com meus alunos da 2ª série a atividade contando nos dedos até 12.
E com essa atividade fiz uma muito interessante, usando as 4 operações.
Um aluno colocava dois dedos e outro 4 dedos, eles multiplicava 6x12= , Um aluno colocou 2 dedos e outro colocou 1 dedos, Ex; 6dividido por 3=
Com essa atividade eles iam aprendendo a tabuada e resolvendo os cálculos.
A partir da atividade 6 de matemática.
Aprendi que devo trabalhar com as 4 operações usando jogos, brincadeiras e principalmente com material concreto. Isso porque nas primeiras séries do ensino fundamental, o aluno não consegue abstrair, só a partir dos onze anos, que a criança começa a raciocinar e entender.
Mesmo com o material concreto os alunos apresentam dificuldade na divisão e nos cálculos .Porque o aluno precisa saber interpretar ,e a maioria deles tem dificuldade de interpretação .Então quando o aluno precisa damos atendimentos individuais.

Um comentário:

falcettaportfolio disse...

São tantas e tão ricas as possibilidades de trabalharmos em sala de aula, que essa mudança de olhar, esse ampliar a visão de ensino, esse diversificar estratégias acabam enriquecendo e tornando mais eficiente o trabalho com os alunos. A ludicidade e o trabalho com materiais concretos são exemplos disso e, pelo visto, trouxeram bons resultados. E sobre as outras interdisciplinas, deves ter alguma experiência interessante de sala de aula a relatar. Abraço,Antônio