quarta-feira, 18 de junho de 2008

REPRESENTAÇÃO DO MUNDO PELAS CIÊNCIAS NATURAIS

Atividade de ciências
Com meus alunos do segundo ano realizei uma atividade muito interessante e diferente, saímos da sala de aula e fomos para o pátio da escola, analisar o sol por alguns minutos, depois fiz uma pergunta .
Como é o sol?
È uma bola de fogo que dá luz e calor para a terra e todos nós.
Comecei a conversar com eles ,no sol não podemos ficar muito tempo pois faz mal, principalmente para quem tem a pele clara. Quando vamos para a praia devemos colocar protetor solar para o sol não queimar a pele, mas um pouco o sol faz bem á saúde.
Fiz uma brincadeira com as crianças onde pegava bem o sol.
Qual é a sombra maior e menor?
Tente pisar na sombra do colega, e ele na sua.
Coloquei meus alunos em forma de grandezas para que eles pudesse analisar que a sombra teria a mesma ordem de altura.

Dividi meus alunos em grupos de 3 componentes e coloquei figuras geométricas a disposição como: círculo, quadrado de dois tamanhos e um retângulo,sendo uma figura de cor branca e outra preta do mesmo tamanho.
As crianças foram pegando as figuras e formando várias coisas muito interessante que representavam algo da sua própria realidade como: um sol, uma casa e muitas árvores , boneco, carro e um cavalo.
Fiz uma pergunta aos alunos testando seus conhecimentos.
1-Para haver sombra é necessário haver luz?
Sim, a sombra é o lugar onde não há luz, precisa do sol de dia e a noite da lâmpada.
2-Sombra é o mesmo que escuro?
Não, sombra é quando tem luz do sol, escuro é quando não tem luz do sol é noite que acendemos a lâmpada.
3-Claro e o escuro modificam nossas atividades diárias? Há atividades que só são feitas no claro? E quais no escuro? Quais?
Muitas atividades que serão realizada durante o dia como, estudar, escrever, brincar, dançar, comer, trabalhar e passear só podem se realizar no claro, podendo ser a noite, dede que tenha claridade.
No escuro realizamos poucas atividades como dormir, revelar foto, ver filme.
Assim como nossas atividades ocorrem em função da luz do sol , os animais também se comportam de maneira diferente de dia e a noite.
Os pássaros procuram os galhos das árvores, o cachorro, gato e a vaca também se acomodam, todos eles vão dormir a noite.
4~Dê exemplos de fenômenos da natureza que ocorrem no claro e no escuro?
Chover, relampear, ventar, nevar e o eclipse do sol.
5-Qual a importância das sombras na natureza? Cite alguns fenômenos em que se percebe essa importância?
As árvores são importantes na preservação da umidade do solo e para preservação das águas.
Se não existisse a sombra o calor do sol iam aumentando, e os animais, as plantas iam morrer, acabando a natureza e a água evaporava.
As árvores ajudam o purificar o ar que respiramos fabricam oxigênio, dão sombra e frutos, e servem de abrigo.
6-A sombra de uma árvore é igual todo o dia?Porque?
Não, pois dependendo da densidade da luz o angulo do sol, ela se modifica de posição, se os raios do sol se inclinar ao lado vai ter sombra do outro lado, se caso for na frente vai ter sombra atrás da árvore.
Conceito da sombra
Sombra é luz do sol que bate em alguma coisa e não atravessa o objeto , e também não atravessa a terra,um lado da terra é iluminado e o outro tem a sombra.

Os alunos foram muitos criativos realizando a atividade com interesse , participação e cooperação.

Nenhum comentário: