ós a leitura do texto de Gestão democrática da interdisciplina de organização de ensino Fundamental e a atividade de recuperação entendi melhor o conceito de gestão democrática e patrimonialista.
A partir da observação da figura proposta, fiz uma análise e conclui que o tipo de gestão que apresenta maior coerência com o que está mostrando, é a gestão patrimonialista, pois não há integração da comunidade escolar, as decisões são tomadas por iniciativa privada onde as normas e as leis são elaboradas pelo governo, ignorando necessidades e anseios da comunidade.
A escola, para que possa atingir os objetivos a que se propõe , é necessário que toda a comunidade escolar, assuma seus objetivos, pois eles se concretizam em diversas ações que envolverão todos, cada um na sua função.
È desejável que a comunidade escolar possa refletir conjuntamente sobre o trabalho com o meio ambiente, sobre o objetivos que pretende atingir e as formas de conseguir isso,esclarecendo o papel de cada um nessa tarefa.
O convívio escolar é decisivo na aprendizagem de valores sociais e o ambiente escolar é o espaço de atuação mais imediato para os alunos.Assim é preciso salientar a importância nesse trabalho .
A convivência democrática , a promoção de atividade que visem o bem estar da comunidade escolar com participação dos alunos são fatores fundamentais na construção da identidade desses alunos como cidadãos.Assim, a grande tarefa da escola é proporcionar um ambiente escolar saudável, com aquilo que ela pretende que seus alunos aprendam, para que possa, de fato contribuir para a formação de cidadãos conscientes de suas responsabilidades com o meio ambiente e capazes de atitudes de proteção e melhoria em relação a ele.
Cabe a escola também garantir meios para os alunos possam pôr em pratica sua capacidade de contribuição .O fornecimento das informações , das regras e normas da escola, a promoção de atividade que possibilitem uma participação concreta dos alunos , são condições para a construção de um ambiente democrático...
Pensei também que não seria lixo ali no chão pode ser crianças nas drogas e bebidas , que o governo não esteja preocupado com o futuro dessas crianças... Se houvesse preocupação do governo com as crianças,poderia elaborar um projeto educativo com realização de campanhas e juntamente com as instituição e toda a comunidade escolar, para opinar , decidir e tomarem providência sobre os problemas das crianças abandonadas, sem teto, sem família, jogadas no mundo das drogas, para que possam ter uma oportunidade na vida mais adequada , ficarem livre das drogas , e serem cidadão mais responsável
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Marli!
Muitas iniciativas são necessárias para melhorar as condições de vida das crianças, futuro de nosso País.
Hoje podemos ver crianças que por falta de atenção ou educação já estão confinadas e privadas da sociedade. Famílias mal organizadas e permissivas são agentes deste cenário.
O importante é poder fazer o melhor por nossos alunos.
Isto é o que importa, nossa parte.
Um abraço.
Benites
Postar um comentário