segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Organização do ensino fundamental

ós a leitura do texto de Gestão democrática da interdisciplina de organização de ensino Fundamental e a atividade de recuperação entendi melhor o conceito de gestão democrática e patrimonialista.

A partir da observação da figura proposta, fiz uma análise e conclui que o tipo de gestão que apresenta maior coerência com o que está mostrando, é a gestão patrimonialista, pois não há integração da comunidade escolar, as decisões são tomadas por iniciativa privada onde as normas e as leis são elaboradas pelo governo, ignorando necessidades e anseios da comunidade.
A escola, para que possa atingir os objetivos a que se propõe , é necessário que toda a comunidade escolar, assuma seus objetivos, pois eles se concretizam em diversas ações que envolverão todos, cada um na sua função.
È desejável que a comunidade escolar possa refletir conjuntamente sobre o trabalho com o meio ambiente, sobre o objetivos que pretende atingir e as formas de conseguir isso,esclarecendo o papel de cada um nessa tarefa.
O convívio escolar é decisivo na aprendizagem de valores sociais e o ambiente escolar é o espaço de atuação mais imediato para os alunos.Assim é preciso salientar a importância nesse trabalho .
A convivência democrática , a promoção de atividade que visem o bem estar da comunidade escolar com participação dos alunos são fatores fundamentais na construção da identidade desses alunos como cidadãos.Assim, a grande tarefa da escola é proporcionar um ambiente escolar saudável, com aquilo que ela pretende que seus alunos aprendam, para que possa, de fato contribuir para a formação de cidadãos conscientes de suas responsabilidades com o meio ambiente e capazes de atitudes de proteção e melhoria em relação a ele.
Cabe a escola também garantir meios para os alunos possam pôr em pratica sua capacidade de contribuição .O fornecimento das informações , das regras e normas da escola, a promoção de atividade que possibilitem uma participação concreta dos alunos , são condições para a construção de um ambiente democrático...
Pensei também que não seria lixo ali no chão pode ser crianças nas drogas e bebidas , que o governo não esteja preocupado com o futuro dessas crianças... Se houvesse preocupação do governo com as crianças,poderia elaborar um projeto educativo com realização de campanhas e juntamente com as instituição e toda a comunidade escolar, para opinar , decidir e tomarem providência sobre os problemas das crianças abandonadas, sem teto, sem família, jogadas no mundo das drogas, para que possam ter uma oportunidade na vida mais adequada , ficarem livre das drogas , e serem cidadão mais responsável

Um comentário:

By Benites disse...

Marli!

Muitas iniciativas são necessárias para melhorar as condições de vida das crianças, futuro de nosso País.
Hoje podemos ver crianças que por falta de atenção ou educação já estão confinadas e privadas da sociedade. Famílias mal organizadas e permissivas são agentes deste cenário.
O importante é poder fazer o melhor por nossos alunos.
Isto é o que importa, nossa parte.
Um abraço.
Benites