sábado, 21 de junho de 2008

SEMINÁRIO INTEGRADOR IV

AUTO-AVALIAÇÃO

Tenho poucos anos de experiência em sala de aula, mas após as leituras dos textos da Interdisciplina do Seminário Integrador: Perguntas inteligentes. O que é isto? Qual a questão. E assistir o vídeo Saber Sabor. Mudei meu modo de pensar e agir. Criei um espaço em sala de aula dando liberdade e oportunidade para meus alunos se expressar, perguntando mais os assuntos estudados do cotidiano, onde os alunos possam ser ouvidos com respeito, fazendo debate com os colegas e a professora.

Onde os alunos podem satisfazer seus desejos de curiosidade e interesses, respondendo as suas perguntas, questionando os alunos para que cheguem na resposta desejada.

Estou trabalhando com meus alunos uma maneira mais apropriada com perguntas levantadas pelo grupo, questionando constantemente e juntos vamos pesquisar e obter as respostas mais adequadas e interessantes da descoberta de fatos e acontecimentos.

Na minha época de escola eu estudava na 4ª série do Ensino Fundamental a professora estava explicando o conteúdo de Estudos Sociais fiz uma pergunta para ela dentro da área do conhecimento. Ela simplesmente virou as costas e não respondeu, mas eu era muito curiosa fui pesquisar obter a resposta depois de muito tempo.

Na minha opinião ela deveria questionar e entrar numa conversa para pesquisarmos juntas para desenvolver um conhecimento e uma boa aprendizagem.

Eu acredito que o ensino era tradicional.

Estou trabalhando mais os conhecimentos prévios com os meus alunos, levantados por eles e com sua própria realidade.

Eu mudei no meu modo em sala de aula quando uma criança não achava a resposta de uma atividade eu achava para ela e mostrava para ela onde estava, por exemplo, se fosse uma interpretação de texto eu mostrava para ela onde estava a resposta no texto.

Agora começo a questionar, motivando e pesquisando até encontrar a resposta. As crianças estão ficando mais criativas, determinadas, interessadas, espontâneas e curiosas.

Um comentário:

Nadie Christina disse...

Oi querida!

Ainda bem que tu eras uma criança curiosa e não desistiu. Espero que nunca desistas. E, estou certa que os teus alunos devem estar adorando as mudanças no teu fazer docente. Pelo teu relato foi uma mudança bem grande, mas que pelo visto já está dando resultados positivos e no futuro deverá produzir muito mais, como uma postura mais autônoma dos teus alunos, que se sentirão capazes de buscar respostas e aceitos nas suas dúvidas. Isto é muito mais importante do que ter respostas prontas na ponta da língua...O papel do professor não é definir o caminho a ser percorrido (pois existem incontáveis caminhos), seu papel é "iluminar" este caminho...Espero que a gente esteja conseguindo "iluminar" o teu...
Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie