Interdisciplina de Educacão de Jovem e Adulto
A partir do texto doMinistério da Educação conselho Nacional De Educação , o número do parecer CNE/11/2000.
Aprendi que um adulto pode ser analfabeto, porque marginalizado social e economicamente, vive no meio da leitura e escrita tem presença forte, se interessa em ouvir a leitura de jornais feita por uma pessoa alfabetizada, se recebe uma carta que outros lêem para ele, dita carta para que um alfabetizado escreva se pede a alguém que lhe avisos ou indicação afixados em algum lugar, esse analfabeto é considerado letrado, porque faz uso da escrita, envolve-se em práticas sociais de leitura e escrita.
A partir da lei LDB enuncia ser incumbência do município.
Oferece a educação infantil na crenches e pré- escolas, e com prioridade o ensino fundamental, permitida a atuação em outros niveis de ensino somente quando atendidas plenamente as necessidades de sua área de competência e com recursos acima dos percentuais mínimos vinculados pela constituição federal, á manutenção e ao desenvolvimento do ensino.
A partir do texto da autora Hara Regina.
Aprendi que as pessoas adultas voltaram a frequentar a escola para o domínio da leitura e escrita que é necessário para melhorar a sua vida e aprender mais, deixar de trabalhar como empregada doméstica e também ajudar seus filhos nas atividades escolares. Podendo mudar sua condição de vida e também aprender enfrentar os desafios proporcionados durante os estudos.
Entendi que a alfabetização é como um ato de conhecimento, no qual aprender a ler e escrever já não memorizar sílabas, palavras ou frases, mas refletir criticamente sobre o próprio processo de ler e escrever e sobre o profundo significado da linguagem.
As crianças são os sujeitos do processo e a escrita o objeto, não se trata de eleger o melhor método para ensinar, mas estruturar um projeto de aprender.
A alfabetização de jovem e adulto é oportunizar e garantir o direito á educação de qualidade para todos os alunos não interessa a idade.
O homem sujeito sócio-histório que constitui a partir das relações que estabelece com o mundo.
Interdisciplina de Libras
Na minha escola o ano passado teve um aluno surdo não tinha as orelhas normais e apresentava uma deficiência mental,então chegou a escola nada sabia, fui ensinando ele ia aprendendo, mas tive uma dificuldade pois tinha que falar bem alto e ele ainda não ouvia.
E daí um lado da orelha ele não ouvia nada, mas tinha outro lado já ouvia um pouco, mas ele tinha um aparelho mais não usava porque doía a cabeça.
Então os colegas dele perguntavam alguma coisa e ele respondia outra coisa que não tinha nada haver com assunto perguntado.
Mas eu não tinha conhecimento em sinais de libras, mas pensei que poderia ter um curso no município para ensinar os educadores dar aula para os surdos. Então comecei a perceber que falasse com ele não adiantava, mudei meu jeito de agir na hora de entrar para dentro da escola ele tinha um costume de ficar de boné então não mandava tirar o boné, mas fazia gestos com as mãos para ele tirar o boné e o caderno, esse aluno entendia mais com gesto do que falasse.
As pessoas surdas aprendem através de experiências visuais, portanto tudo lhe seja proporcional através do visual pode contribuir para seu desenvolvimento, sendo fundamental a mudança de metodologia em sala de aula, para que o aluno aprenda mesmo sem ouvir.
Conhecer o pela visão significa desenvolver um código visual com quais os surdos associam o significado e significantes a partir das informações visuais que extraem do meio.
As pessoas surdas que compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso de libras. São pessoas que realizam atividades normais na comunidade e para as pessoas surdas tudo é possível pode também tirar a carteira de habilitação.
Para conversar com uma pessoa surda eu faria uma conversa animada, mas sem sons e gritos uma conversar em libras. Assim a pessoa entende através de experiências visuais, entendendo melhor sem ouvir.
Os aspectos da cultura surda você acha importante para interagir com as pessoas surdas são uma conversar em libras, pelas expressões faciais e pelos movimentos corporais. Assim a pessoa surda entende a mensagem visualizando.
Para interagir com pessoa surda temos que ter algum conhecimento em libras, porque fica difícil de entender a língua de sinal.
A partir da aula presencial em Libras fico mais claro, pois o surdo tem som, mas ele não fala porque não ouve. Então ele entende a mensagem em libras.
quarta-feira, 4 de novembro de 2009
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Um comentário:
Marli!!
O conhecimento é o que nos auxilia em momentos como o que narraste. O conhecimento em libras é mesmo importante, mas não o único que pode nos ajudar nessa hora. Vejo que conseguiste de alguma forma se comunicar, mas que isso teria sido mais fácil se alguém tivesse te auxiliado ou se esses conhecimentos que tem agora já tivessem presentes naquele momento.
Abraços
Roberta
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