segunda-feira, 9 de novembro de 2009

A partir do texto da Interdisciplina de Linguagem E Educação do autor Kleiman, 2006
Práticas de leitura, escrita e oralidade no contexto social.
Aprendi que a escola não se preocupa com o letramento social, mas sim com o letramento da alfabetização, o processo de aquisição de códigos alfabético, número, letras.
A criança ao entra na escola já é considerada letrado, pois observa as placas na rua, cartazes do estabelecimento e também ela convive com o grupo familiar, da igreja, com colegas e também visualiza mensagem e escrita e faladas dos meios de comunicação. Adquirir conhecimento com as pessoas adultas e percebe com ele faz, e a criança aprende imitando e brincando com o faz-de-conta. Liga e desligar a televisão.
Então ao chegar na escola a professora não valoriza o que a criança já sabe, pensa que ela não sabe nada, mas só se preocupa com o letramento da alfabetização.como ensinar a ler , escrever e falar corretamente.
Mas se o aluno se expressar mal ela já corrige, estamos vivendo em uma realidade que o professor tem preocupação com a avaliação e conceitos escolar e dar conta dos conteúdos proposto pela escola,
Na escola não é valorizado o conhecimento que o aluno traz consigo tais como: cantiga de roda número de telefone, letras, placas, rótulos e quantidades.
Quando as crianças de ambos os grupos estudados chegam na escola, elas são bem –sucedidas nas três primeiras séries , quando o trabalho escolar como livro se centra na leitura de partes do texto.mas muitas crianças não chegam a universidade por dificuldade financeira e dificuldade no próprio estudos .
O letramento vai além do mundo da escrita como normalmente definimos como função escolar, alfabetização a competência do alunado atingindo a função social.


Seminario Integrador
Teses
Aprendi que para elaborar um projeto tem que partir de uma pergunta inicial é um fundamental que parte das curiosidades, interesse e necessidades dos alunos. Quando iniciamos uma pesquisa temos as certezas provisórias no longo do trabalho passam a ser dúvidas, muitas vezes têm que ocorrer reformulação podendo tornar novas dúvidas.
Quando iniciamos um planejamento possibilita um melhor aproveitamento do tempo, espaço priorizar as necessidades para atingir os objetivos propostos.
A pergunta inicial deve ser bem estruturada, com foco naquilo que se quer pesquisar. Nem muito ampla, nem muito restrita para não se torne improdutiva.
Quando iniciamos uma pesquisa partimos das certezas provisórias são os nossa conhecimentos sobre o tema que já temos adquirido no longo da nossa vida.
São as certezas que faz nos refletir sobre o que realmente, ainda queremos saber sobre e também buscar o que ainda não sabemos.
O mapa conceitual é uma forma de organizar as idéias e apresentando conceito chaves, e o desenvolvimento do projeto.
Mas o aluno pode ser interessar e ter curiosidade pelo outro tema que não está vinculado ao contexto em que o aluno esta inserido.
O trabalho com projeto é desafiador quando o professor e o aluno têm o mesmo interesse sobre o tema, então juntos trocas idéias, experiências sobre o determinado assunto.com isso o professor e aluno buscam novas descobertas, e aprendizagem.
Trabalhar com projeto não é transmitir o conhecimento de forma rígida, mas partindo aquilo que o aluno já sabe e adquirindo novas aprendizagens no decorrer da pesquisa.
Após o projeto de aprendizagem do reaproveitamento do lixo.
Na minha escola tenho conscientizado os alunos para reaproveitar o lixo orgânico e o seco.
O lixo orgânico motivo os alunos para colocar na horta com isso não precisa usar adubo e calcário para plantar os vegetais, com isso o meio ambiente não sofre alteração. Usar produto agrotóxico espalha pelas águas e mata os peixes.
Nós devemos cuidar da natureza que Deus fez com tanto carinho, temos tudo, mas precisa preservá-la.

Na escola fizemos uma campanha para coletar vidro de nescafé e pote de margarina, decorando o vidro e o pote doamos para um pai de um aluno para colocar mel para vender. Assim não precisa comprar embalagem nova. Então nós ajudamos ele e também o meio ambiente.
Trabalho numa escola localizada na zona rural onde os pais dos alunos são agricultores.
Como as pessoas têm salário de baixa renda reaproveitando o lixo é muito importante para economia da população dando mais importante para o meio ambiente.
No município de Ita ti que recolhe o lixo e leva para um atero sanitário. Podendo reaproveitar o lixo e separar e vender. Com essa atitude o município iria desenvolver mais economicamente, tendo mais lucro. E também economizava o transporte do caminhão até o atero sanitário.

Um comentário:

Roberta disse...

Marli!!

Divida essa postagem em duas para que eu posso comenta-la melhor. A de linguagem e a de seminário

Obrigada!!
Roberta