terça-feira, 10 de novembro de 2009

Portfolio de Didatica
A partir do texto do comênio entendi que antigamente muitos anos atrás usavam uma cartilha didática utilizada na alfabetização que apresentava letra, palavras, frases, som, e figura que relacionava com um desenho, podendo aprender a ler e escrever no próprio material.
O aluno durante o ano deveria passar por todas as cartilhas proposta e escolhida pela professora mais seguido a ordem estabelecida, o aluno teria atividades para aprendizagem das línguas propostas bem com o estudo da ciência neste caso os animais.
Na pedagogia de comênio era uma maneira de relacionar o conhecimento não só com palavras, mas a partir de uma percepção, da vivência dos alunos que cercam aprendam a partir da sua própria observação através da cartilha que proporcionava esta visualização do mundo.
Na minha prática em sala de aula tenho preocupação e motivo os alunos que é importante a valorização e a vivenciar a troca de experiência, onde todos aprendam e possa contribuir conhecimentos aos demais. E também animar o aluno ensinar o colega. Alterar o trabalho com descanso através de conversa, brincadeira ou uma música.
Aprendizagem só acontece a partir dos sentidos, percepção, da experiência do aluno, não a partir de teorias abstratas, neste sentido o comênio acusa a escolas de formarem alunos que normalnte só conseguem repetir nomes dos conceitos sem entender do que esta falando. Com isso propõe os alunos que façam experiência por conta própria e aprendam a partir da observação e não somente repetindo o que as pessoas disseram.
Mas lembro que fui alfabetizada com esse tipo de material didático, mas nos dias de hoje não vem mais para a escola é outra cartilha em forma de parlendas, poesia, texto e cantiga popular.

Um comentário:

Roberta disse...

Marli!!

Ótima reflexão. Gostei muito de como escreveste sobre a significação da aprendizagem e seus sentidos.

Abraços
Roberta