A partir do trabalho de campo de Interdisciplina de Linguagem da Educação da atividade do módulo 3 e da leitura do texto: Práticas de leituras, escrita e oralidade no ambiente doméstico e escolar.
Pedi para uma criança contar uma história, então ela me disse vou contar a história dos três porquinhos.
Você conhece a história? Sim
Essa criança estuda no 3º ano do ensino fundamental, é muito inteligente.
Na minha prática com educadora achei muito interessante que ela contava a história e ia formando hipótese.
Do personagem da história com as pessoas do seu cotidiano.
Análise da narrativa.
Essa criança tem contato com livro na escola e também em casa, olha filme de conto de fada e gosta de ler livrinhos infantis, possuem contato com linguagem falada e escrita.
A menina conseguiu narrar a história tentando mostrar os detalhes e expressando de forma clara .fazia relação entre o real e ou imaginário , ela relacionou o porquinho mais preguiçoso com o trabalhador.
O porquinho trabalhador fez a casa de tijolo. Meu pai faz casa de tijolo e também de madeira. A minha casa quem fez foi meu pai. Então o porquinho preguiçoso e igual um primo meu quem não gosta de trabalha. A menina conta a história e relaciona com a sua atividade do seu cotidiano.
Essa criança vem de família bem estruturada financeira, seu pai é carpinteiro e sua mãe é do lar, tem um irmão de apenas 4 anos de idade, ela costumar pegar um livro e contar história para seu irmão e até inventa história de sua própria cabeça. Ela cria história imaginária para seu irmão.
O processo de linguagem começa antes de a criança conseguir falar, nesse período ela já é capaz de entender as histórias contadas pelos adultos, mas o espaço escola não deixa de ser fundamental para contos de fadas.com isso a criança desenvolve a oralidade entende a história aprender a contar histórias e cria gosto pela leitura.
A menina trocou a palavra, onde fala que o lobo convidou os porquinhos para ir comer mandiocas, ela falaste quem era batata doce, penso que a mandioca não faz parte de sua realidade, mas a batata doce sua mãe planta na lavoura e também dar alimento para seus porcos. Ela relacionou a história com atividade familiar.
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Marli Joaquim!!
Postaste aqui apenas a atividade que fizeste. Não encontrei nenhuma reflexão. O que foi aprendido com ela? Por que ela é importante?
Aguardo complementações para podermos continuar conversando.
Abraços
Roberta
Postar um comentário