sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Teoria e pratica

Portfólio do eixo 4
Fazendo as releituras novamente não é uma tarefa fácil, pois estando na reta final, estão muito preocupada é com meu tcc, mas entendo que a disciplina do seminário também é importante, pois estou muito envolvida nas leituras do tcc então estou um pouco atrasada no portfólio.
Relendo o texto da disciplina de Ludicidade da autora Tânia Fortuna, Sala de aula é o lugar de brincar? Foi a autora que mais me auxilio no meu estagio, Como a idéia da autora adaptei a disciplina de matemática junto com a Ludicidade então a partir daí o desenvolvimento do meu trabalho em sala de aula começou a dar certo, ensinei a tabuada e as 4 operação aos alunos através de jogos e brincadeiras.
Percebi que quando os alunos estavam desenvolvendo atividade lúdica, eles faziam com gosto, prazer atenção aprendiam muito mais do que quando estavam realizando atividade no caderno, também eles já estavam gostando bastante das minhas propostas. Para mim essa idéia da autora me trouxe uma aprendizagem muito significativa como professora.
Agora, quando estou planejando minha aula já estou pensando na parte lúdica. Isso forma a aprendizagem mais prazerosa.
Essas disciplinas do eixo 4 não estão contribuindo no meu desenvolvimento do meu tcc, mas na minha vida profissional foram muito significativas. A partir dessa disciplina de Ludicidade obtive uma visão bem deferente do que pensava do brincar, pensava que para as crianças aprender tinha que praticar só conteúdo, atividades, jogo era perca de tempo, hoje vejo que eles aprendem mais brincando do que fazendo atividades no caderno.
Na minha escola confecciono bastantes jogos, geoplano, trilha, dado entre outros, para os alunos aprender com mais facilidade.
A partir do texto Aprendizagem e Desenvolvimento da disciplina de matemática da autora Daniela Hoffmann. Aprendi ensinar os cálculos matemáticos, valorizando aquilo que os alunos já sabem, partindo daquilo que ainda não sabem, ensinando os alunos dentro da sua própria realidade com material dourado e no concreto, depois que desenvolveria todo esse processo os alunos partem para o caderno. A partir desses textos coloquei a teoria dentro da prática.

Um comentário:

Nadie Christina disse...

Oi querida,

esta postagem aparece duas vezes no teu portfólio. Já comentei a versão anterior onde tu deixou uma pergunta para mim e para a Fabiana. Voltarei em breve para comentar a postagem sobre o eixo 5, ok?
Grande beijo e bom trabalho!
Profa. Nádie