sábado, 6 de novembro de 2010

Teoria e pratica - eixo 5

Teoria e pratica

Relendo os textos Organização curricular da escola e avaliação da autora Maria Beatriz Gomes da silva. Planejamento e prática da gestão escolar da autora Maria Beatriz Gomes e Mariângela Bairros da disciplina de Ensino Fundamental.
Entendi o movimento pela gestão democrática na educação surgiu a partir da década de 1980, colocando de forma igualitária a gestão democrática no ambiente escolar, através da participação de toda a comunidade escolar e direção nas decisões tomadas na escola nas áreas administrativa, financeira e pedagógica.
Este movimento é baseado no Estado de direito proveniente da modernidade onde a discussão è regra igual para todos, portanto quem manda também obedece.
A gestão democrática na educação pública tornou - se um princípio constitucional amparado pela LDB 9394/96, baseado na democracia participativa vinda de movimentos sociais que exigiam a participação na gestão de políticas públicas.
A gestão democrática desenvolvida com a participação de toda a comunidade escolar, baseada em leis nem sempre acontece nas escolas, pois no meu município esta forma de administração a educação continua sendo mais patrimonialista, porque o diretor não è escolhido pela comunidade escolar e sim escolhido de acordo com a autoridade política e partidária. Na escola não tem conselho escolar regularmente constituído. As decisões vêm da SMEC e a escola segue as orientações recebidas sem debater ou questionar.
A avaliação classificativa visa classificar o aluno, é realizada com data e conteúdo previstos, muitas vezes acontece somente no final do trimestre para dar nota. È uma avaliação quantitativa valoriza mais a memorização e a aquisição de conhecimento. O erro tem fim nele mesmo e não refletido.
A avaliação formativa é um processo continuo cumulativo, somativa, participativa, com o objetivo de verificar o que o aluno aprendeu para pode seguir ou revisar as ações e progredir na aprendizagem, levando em conta o ritmo de cada um. Esta avaliação permite refletir sobre as dúvidas e dificuldades do aluno e acompanhar para orientá-lo durante o trimestre. O parecer descritivo se encaixa neste tipo de avaliação, porque permite ver o progresso do aluno.
Há tempos atrás ,quando estudei éramos avaliados com uma prova, amedrontados e ameaçados e também exames no final do ano, o professor autoritário ensinava uma vez só no ensino tradicional e ele pensava que os alunos tinham que saber tudo.
Na escola que atuo é um grupo pequeno, mas tento valorizar todos os alunos dentro de um processo formativo verifico se o aluno aprendeu ou não para continuar ou replanejar os planos de aula para melhoras as práticas pedagógicas.
Meus alunos são tratados com especialistas, a fonoaudióloga para desenvolver a linguagem e a psicóloga para outros fatores.
Na minha escola avalio meus alunos através de anotações de todos os trabalhos, desde os materiais pedidos na sala de aula, todas as atividades desenvolvidas e também levando em conta a participação e o interesse de cada um. È preciso que o professor utilize vários instrumentos de avaliação, e não somente as provas isto não gera bons resultados. Peças teatrais, pesquisas, visitas e entre outras.
A partir do texto O contexto da prática avaliativa no cotidiano escolar da disciplina de Didática. Aprendi que o cotidiano escolar dá muito mais chances de observação, acompanhamento do desempenho e avaliação da aprendizagem do aluno do que apenas testagem. O aluno aprende toda hora, na dúvida na pergunta, no relacionamento entre os colegas, no conteúdo trabalhado em turma, na dúvida ou explicação do colega. Cabe a professora estar atenta a isso e favorecer a aprendizagem contínua. [conforme Lúdke]

3 comentários:

Fabiana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fabiana disse...

Olá querida Marli,
tua postagem faz uma reflexão bem pontual em relação a tua prática pedagógica e tuas vivências e aprendizagens construídas sobre gestão democrática e avaliação.
Trazes referencias teóricos que sustentam tuas idéias e relacionas a tua prática vivida em sala de aula.
É visivel teu crescimento na produção escrita e na articulção de ideias.

Abração Marli...
Esta postagem é sobre o eixo 5?
É importante identificar a postagem.... Te sugiro que edites a postegem e a identifique...Seguimos dialogando.....

Marli disse...

Professora Fabiana, me desculpe porque as vezes a internet que uso é muito lenta e acado postando duas vezes, agora vão identificar o eixo das postangem e também colocarei nomes diferentes para serem melhor para identificar. Um abraço Fabiana