segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Leituras e aprendizagem - eixo 6

Teoria de Vygotski releituras do texto: Psicologia do jogo
A partir dessa teoria o psicólogo russo acredita que a brincadeira tem o papel direto no desenvolvimento cognitivo. Quando as crianças estão realizando uma brincadeira, elas estão desenvolvendo o pensamento abstrato. Por exemplo: A criança começa a fazer uma representação do que é um carro sem precisar ver um carro real na frente.
Uma criança brincando de faz de conta, ela consegue suspender temporariamente algumas regras da vida real e repensar o episódio que acontece com ela.
Brincando de dirigir um carro, ela consegue elaborar situação da vida real ao se colocar no lugar do pai, mãe, etc. Para a psicanálise, repetindo uma historia ruim num faz - de- conta, a criança consegue lentamente assimilar emoções negativas que foram de fato vivenciadas.
A brincadeira é uma forma da criança entrar em contato com conteúdos e desafios além da sua capacidade atual, o que também estimula o seu desenvolvimento.
Meu filho tem 4 anos então ele acompanhar nós em mossa atividade cotidiana tudo o que nos fizemos durante o dia, ele reproduzir no faz - de –conta e até mesmo convida outra criança para brincar junto com ele. Então os pais são os espelhos de seus filhos.
Construtivismo significa que a idéia de que nada seja a rigor, está pronto, acabado especificamente, o conhecimento não é dado, em nenhuma instancia como algo determinado. O conhecimento se constrói pela interação do individuo.
Cabe então nós professor ser nos sermos intermediadores do saber proporcionando a nossos alunos a construção do conhecimento.
O conhecimento não nasce com individuo, nem é dado pelo meio social. O sujeito constrói seu conhecimento na interação com meio tanto físico como social. O conhecimento se dá a medida que as coisas vão aparecendo e sendo introduzidas por nós crianças.
Querida professora Nadie.
Não estou conseguindo desenvolver meu tcc, pois estou fazendo leituras e não acho respostas da pergunta.
Penso que um tcc para apresentar na banca tem que ter qualidade, mas o meu não vai ter, não adianta apresentar para passar vergonha e ser reprovada.
O que faço? Quero sabe qual é meu direito?
Se caso tenho direito de parar esse ano e terminar o ano que vem. Peço para a senhora conversar com coordenadoria do curso.
Um grande beijos.

Um comentário:

Nadie Christina disse...

Oi querida,

nesta postagem vejo dois focos distintos: 1) o registro de tuas descobertas e releituras do eixo 6, destacando o papel do jogo como um importante recurso pedagógico; e, 2) um pedido de ajuda para encarar mais um obstáculo, agora o TCC.
Com relação a primeira parte considero que atende àquilo que solicitamos no Seminário Integrador. Respondendo ao teu questionamento ao final da postagem e, mesmo antes de falar com a Coordenação, posso garantir que tens o direito de repetir o TCC no ano que vem. A Vanilce, tutora de Polo, me mantém informada sobre os teus esforços no sentido de qualificar o trabalho. Assim como a Márcia Caetano, tutora da Profa. Ivany. Diante disso e apesar de teres o direito de repetir, sugiro que seja feito novo contato com a equipe de Orientação para avaliar as condições de te apresentares no dia da banca.
De qualquer modo, a percepção crítica dos limites encontrados neste semestre já consiste numa importante aprendizagem que certamente vai se materializar no teu trabalho escrito e na apresentação oral.
Continuo à disposição para te auxiliar.
Um carinhoso abraço e votos de sucesso na superação de mais um desafio!
Profa. Nádie