sábado, 13 de novembro de 2010

Leituras e conhecimento

Eixo 7
Relendo as leituras do texto da conciência fonologica e as práticas de leitura e escrita e oralidade no contexto social da autora Kleiman.
A partir das leituras coloquei em pratica para trabalhar com meus alunos do 1º ano através de brincadeiras que exploram o som das palavras tais como: cantiga popular, musica, trava-lingua,poesias, isso auxilia no desenvolvimento da conciência fonológica,e também os alunos que tem dificuldade na oralidade recebe tratamento especializado com a fonodiologo.
A consciência fonológico refere-se a um conjunto de habilidades relacionadas á capacidades da criança refletir e analisar a lingua oral. A capacidades que serão desenvolvidas no longo do processo de aquisição do sistema de escrita.
Percebo quando os alunos estão desenvolvendo as brincadeiras cantadas, eles aprende mais rápido e prestam mais atenção no som das palavras.
Um brincadeira de pula-corda é importante para a criança desenvolver a linguagem.A leitura de texto de rima é importante chamar a atenção para percepção das rimas, pois meio delas as crianças podem identificar os sons semelhantes, evidenciando-se, os aspectos sonoros da língua.
Na minha escola aprendi leva ródulos de embalagens, propagandas, número de placas entre outros para alfabetizar meus alunos, como vem de uma cultura letrada devemos valorizar os conhecimentos previos, experiencia que trazem consigo.
Desde pequenas as crianças pensam sobre a leitura e a escrita quando estão imersas em um mundo em que há contato com a língua escrita, por tanto inseridas em um mundo letrado que precisar ser diagnosticada pelo professor para exploro-la em suas funções sociais por exemplo cantigas populares contextualizando de acordo com a realidade social dos alunos.
Desde pequena a criança traz conhecimento experiencia de sua própria vida, mas no entrar na escola o professor deve valorizar o conhecimento já adquirido no longo da sua vida.

2 comentários:

Nadie Christina disse...

Oi querida,

lendo sobre as aplicações práticas que tu fez a partir do texto sobre consciência fonológica fiquei pensando em quantas mudanças vem ocorrendo na tua prática docente desde o início do curso, não é mesmo?
Como tu sintetizarias as mudanças na tua prática agora após 9 semestres de curso?
Deixo o convite para uma próxima postagem onde integres o antes e o depois do PEAD na tua sala de aula.
Um carinhoso abraço e votos de um ótimo final de semana!
Profa. Nádie

Marli disse...

Antes do curso trabalhava de forma tradicional, Hoje trabalho de outra forma lúdica em sala de aula,e aplicando sempre as atividades e as ideias dos autores que aprendi no curso.
Valorizando sempre o conhecimento já adquirido da criança, partindo o tema do interesse e curiosidades do aluno conforme suas necessidades.