quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Revisão do portfólio

Postagem unica
No longo do curso do pead encontrei muitas dificuldades para acessar a internet e me deslocar para o pólo em Três cachoeiras, pois moro num lugar que não conecte ia a internet, mesmo assim nunca pensei em desistir porque tenho aprendido muito com as leituras das disciplinas e também com as práticas e os comentários e questionamentos dos professores e tutora .
Analisando o meu portfólio de aprendizagem percebi o quanto desenvolvi na produção escrita e também tenho levado proposta interessante e inovadora para minha escola e a escola que estagiei, pois sempre procuro a unir a teoria na prática.
Ate mesmo melhorei na oralidade expondo minhas idéias com mais clareza e segurança, venho percebendo que as leituras além de trazer um conhecimento sobre algo, e também tem me auxiliado na produção escrita, quanto mais ler melhor se escreve e desenvolve mais a capacidades passa entender mais rápido o tema.
Uma experiência que vou relatar da minha vida, foi quando comecei a realizar os primeiros registros do portfólio de aprendizagem, quando não tinha hábitos de leituras , tinha dificuldades na produção escrita, hoje tenho um conhecimento bem maior do que ante com mais material disponível para leituras e pesquisa, agora tenho mais facilidade na produção escrita, procuro ler outros materiais sem serem só textos do curso
No momento que estou revisando meu portfólio venho notando o quanto a minha pratica modificou e contribuiu, mas aprendizagens dos meus alunos, a partir do curso estão sempre valorizando os conhecimentos já adquiridos e partindo do que não sabem ainda.
No desenvolvimento do meu portfólio se tornou uma aprendizagem mais produtiva porque descobrir muito conhecimento por si mim mesmo e testei em sala de aula com meus alunos do 4º ano, pra verificar se realmente iria dar certo: tais como: experiência de ciências.
Na segunda apresentação da banca do portfólio de aprendizagem estava muito insegura sobre o meu trabalho, a professora Maxi fazia parte da minha banca, o assunto do meu trabalho foi convidar os meus alunos do 1º série para conhecer o computador e suas peças e a partir daí fiz outras atividades, essa atividade esta postado no rooda.
Então a partir daí foi que comecei a desenvolver meu processo de aprendizagem com mais segurança e tranqüila, porque a professora me elogiou com um comentário muito bom, eu não acreditava que meu trabalho estava bom, sempre fazia os trabalhos achando que não estava certo, a partir desse momento me destaquei que sou capaz para alcançar meus objetivos embora às vezes precisos de um tempo maior para concluir um trabalho.
Então para me destacar nas aprendizagens do portfólio precisei ser motivada e elogiada, como qualquer pessoa se sente feliz em ouvir que seus objetivos estão sendo alcançado, hoje tenho um grande olhar pela algumas professoras, que acreditaram que eu era capaz e também me auxiliaram muito com suas palavras de consolo e comentários, com isso minha pratica foi transformando cada vez mais para melhor, essa experiência com estudante do curso de pedagogia levo na minha vida profissional.

2 comentários:

Fabiana disse...

Marli,
o teu crescimento foi muito grande e ele se reflete em tua escrita, na tua expreesão oral e na tua prática.
Muitas barreiras foram ultrapassadas porque acreditaste e não desanimaste.
Ainda tens um grande desafio par o próximo semestre: realizar teu TCC.
Mas vá em frente...
Abração.

Nadie Christina disse...

Oi querida,

foi com muita emoção que li esta última postagem e relembrei tantos momentos significativos na tua trajetória. Os momentos que hoje tu destacas como marcantes fizeram parte do estudo sobre a tua trajetória de letramento que desenvolvi na tese. Inclusive essa atividade de levar os alunos para conhecer um computador está descrita lá. Foram tantas as conquistas que não teria como sintetizar num único comentário. Mas, cabe destacar que os elogios que tu recebeu ao longo do curso foram mais do que merecidos e revelam o teu esforço na busca de novos conhecimentos. Nem todos tem o mesmo ritmo para realizar as atividades e deves identificar casos semelhantes entre os teus alunos. Isso em nada desqualifica a pessoa e pode ser resolvido com atenção, cuidado e orientação por parte dos professores.
Já realizastes muitas conquistas e muitas outras virão com certeza. Encerro meu comentário com um registro da grande conquista, que muito me emocionou este semestre, quando pela primeira vez falei contigo pelo MSN. Me lembro de tantas vezes ter "falado" contigo mediada por uma tutora. Pode parecer pouco, mas considero que vencestes mais um desafio tecnológico e estás apta a concluir o próximo no semestre que vem. Desejo muito sucesso!
Um grande beijo e um carinhoso abraço!
Profa. Nádie