sábado, 27 de novembro de 2010

Releituras atrasadas

Eixo 3 releituras atrasadas
4º postagem do mês de setembro
Após a leitura do texto da disciplina de Literatura Infantil: Ouvindo historias.
Percebi que estou contando historias para meus alunos, muito melhor e mais freqüente do que fazia. Eles sentem emoção, vivendo esse momento com prazer e divertimento.
Também estão mais criativos, determinado, interessado e obterão o gosto pela leitura. È importante para qualquer criança ouvirem, muitas historias e escutá-las é o inicio da aprendizagem para ser um leitor, sendo um leitor interage pelo mundo da leitura, descobre conhecimento por si mesmo, tendo mais facilidade na produção textual.
Trago uma experiência que tive na sala de aula com um aluno que não gostava de ler , então proporcionei vários tipos de leituras tais como: estórias em quadrinhos, jornais, revistas, gibis, poema, poesia, livros infantis, musica, coletânea de textos entre outros.
Hoje ele desenvolveu muito a linguagem, ler muito bem, escreve corretamente e produz texto muito bom com coerência. Então a partir dessa pratica pedagógica que adquirir no curso levei para meus alunos. Isso torna uma aprendizagem muito importante, pois as técnicas que aprendi estão dando certo. Ler, escrever e calcular são operaçôes muito importante para todos nós.
A partir da disciplina de Artes Visuais da temática do quadro Velázquez, aprendi levar imagem para a escola, para as crianças descreverem, mudarem e reproduzirem a imagem.
Percebi que cada criança entende a imagem de uma maneira usando sua imaginação, algumas crianças têm percepção mais rápida do que outra, às vezes eles vejam algo na imagem, e fazem comparação com seu cotidiano.
Alguns alunos não sabiam que dava de pegar uma imagem e descrever, pensava que só dava de pintar a imagem com fosse uma arte. Então a partir daí convidei meus alunos para virem em minha casa para reproduzirem um desenho de uma imagem no point. Então os alunos adoraram desenhar, acharam muito importante essa atividade porque conheceram algo novo na tecnologia.
Essa atividade foi inovadora porque dei oportunidade para meus alunos descobrirem algo diferente do cotidiano, pois o conhecimento se dá na medida em que as coisas vão aparecendo e sendo introduzidas por nós e nas crianças. Penso se nós professores tivemos oportunidade de descobrirem algo devemos levar aos nossos alunos.
Em 1996 foi aprovada na Brasil a LDB9394/96, na qual a arte configura-se com componente curricular obrigatório, tal como previsto nos PCNs de arte a partir de quatros linguagens: artes visuais, teatro, dança e música.
Geralmente as crianças adoram cantar, acredito que a música facilita a alfabetização e torna a aprendizagem mais gostosa e divertida, e também desenvolve a língua materna, fornece um repertório amplos de ritmos e sons e garante um acesso cultural.

Um comentário:

Fabiana disse...

Marli,
é muito gratificante conhecer um pouco de tua prática e o que ela proporcionou a teus alunos.
Tuas aprendizagens também foram aprendizagens para eles e o processo de ensinar e aprender foi sendo construído através de muitas trocas...
Abração.