segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Leituras e práticas

Eixo 8
No meu estagio obtive experiência muito significativa na minha vida fui me adaptando com a escola e turma nova, e as regras da própria escola e também me acostumando levantar mais cedo do que me horário atual, pois a escola que estagiei ficava distante da minha casa , até mesmo tive que trocar o turno da minha escola que atuo porque essa escola que estagiei só funcionava no turno da manhã.
A partir do comentário da professora Ivany, resolvi desafia os alunos com uma proposta em busca de sua identidade, conhecer melhor a vida dos alunos, que passei ouvi-los, mais e aprender com eles, esta proposta partiu do meu interesse que interessou os alunos.Partindo daí percebi que meus alunos transformaram se tornaram criativo, participativo, cooperativo com o professor e ao grupo, e destacaram até mesmo na produção de texto.
Penso que realizei proposta produtiva que foi importante na vida daquelas crianças que despertaram o gosto pela escrita e o prazer pela arte.
A partir do momento que percebi que os alunos ainda não sabiam a tabuada e as 4 operações, resolvi ensiná-la através de joguinho, bingo, trilha, roleta, boliche entre outros, daí os alunos estavam brincando e aprendendo.
Percebi que um ajudava o outro, cada qual queria achar o resultado primeiro, achei que é mais produtivo trabalhar de forma lúdica do que os alunos ficarem em cima de livro e copiando atividade do quadro.
Nos cálculos matemáticos os alunos não sabiam, daí ensinei valorizando aquilo que eles já sabiam, partindo daquilo que eles não sabem, dentro da sua própria realidade com material dourado e no concreto.
Diante desse desafio, as aprendizagens dos alunos se desenvolviam cada vez mais, percebi que meus alunos estavam aprendendo, então era um sinal muito bom que meus objetivos estavam sendo alcançados.
Então as idéias dos autores foram importantes, pois no momento que estava preocupada com o aprendizado dos alunos fui retomar leituras dos textos que tinha realizado no curso. Os autores são Daniel mundurucu, Tânia Fortuna, Daniela Stevanin Hoffmann,
Segundo Fernando Hernández e Ventura, Montserrat, teoria com base em Frei net, aula passeio e Teoria e pratica.
Esses autores foram importantes no meu estagio porque os alunos tiveram melhores resultados em suas aprendizagens e também começaram descobrirem novos conhecimentos por si mesmo, que se tornou interessante para o grupo.
Diante desse desafio se tornou importante porque o professor tem que transmitir o conhecimento ao aluno de forma reflexiva, não a rigor, valorizando o ritmo de cada um, trabalhar os conteúdos de forma lúdica e integrada, assim se torna mais produtivo que trabalhar de forma tradicional. Essa forma foi que desenvolvi meu estagio, mas também tinha que terem registro no caderno.
A partir da teoria do autor Frei net, realizei uma aula de passeio para os alunos observarem o som da natureza e os animais.
Essa aula fiquei motivada com os alunos, pois fizeram perguntas que tivemos que pesquisar nos juntos para descobrirem novas aprendizagens isso se torna uma atividade muito significativa na nossa vida pois o professor ensinar os alunos, e também aprende juntos, a partir do conhecimento dos alunos a uma troca de aprendizagem dos alunos , isso torna muito importante porque o aluno aprende por si mesmo.
Mas percebi que os alunos tinham muitos conhecimentos sobre o tema animais, pois todos têm animais em sua casa, pois moram na zona rural, e também assistem na televisão desenho animado, globo repórter entre outros.
Também me relataram que foram no zoológico no ano passado que tinham animais lá que não tem no Brasil, mas em outro país tem isso eles pesquisaram no livro de Ciências
Acho que todas as propostas que realizei no estagio foram muito produtivas para os alunos e também para minha formação profissional. Mas a partir da realização do blog percebi que houve uma transformação nos alunos, eles pesquisaram conhecimentos de sua própria vida, teve um aluno que não sabia que era de origem africana, isso se tornou um conhecimento muito importante na vida daquela criança, fico feliz obteve essa informação com sua mãe, porque seu pai já havia morrido.
Os alunos foram os escritores de sua própria historia, partindo dessa proposta eles transformaram mudaram seu jeito interagiram com o grupo, criando hipótese, e também estimularam a criatividade e a liberdade.
Meus alunos também tem origem da colônia alemã, mas vários grupos étnicos contribuíram para a formação da população deste município , entres eles são : alemãs, açorianos, negros e japoneses que fizeram presentes com culturas e o progresso na área agrícola.
Com essa proposta de atividades os alunos tiveram oportunidades de conhecer sua historia e também de seus colegas. Quando a gente se percebe continuador de uma historia nossa responsabilidade cresce e o respeito pela historia do outro também. Extraído do texto de Daniel Mundurucu, a data da obra ano 2002
Na escola que estagiei não tinha computador, então utilizei de outros recursos para desenvolver meu trabalho tais como: aula-passeio, blog, portfólio de aprendizagem, relato, pesquisa, palestra, aula de leituras entre outros. Percebi que o que havia aprendido no curso coloquei em pratica, isso foi muito bom porque minha pratica foi inovada.
Na minha escola abri um espaço para um avô de um aluno para contarem a historia de sua ancestralidade relatando a historia do tempo dos negros na comunidade contando sobre costumes da época relacionados à culinária, o trabalho, hábitos e suas culturas. Comparando com atualidade atual.
Na medida em que os alunos iam percebendo que muitas coisas ainda continuam na comunidade numero de negro foi diminuindo na comunidade, mais muitos costumes e herança culturais ainda continuam tais como: na culinária feijoada, pé-de-moleque, mocotó.
O cultivo da cana de açúcar e a fabricação do açúcar que é muito presente na nossa comunidade.
Para trabalhar com a diversidade é preciso aprender sobre cada povo, todas as culturas e cada etnias. Para isso temos que conhecer a composição étnico-racial na comunidade escolar, construindo conceito e eliminando o preconceito que produzem a discriminação.

4 comentários:

Fabiana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fabiana disse...

Olá Marli,
tua postagem traz muitas informações sobre teu estágio, assim como relatas muitas atividades desenvolvidas durante o mesmo.

Fico muito feliz por perceber que te referes muito ao que aprendeste no curso, e que tua prática docente hoje é, completamente diferente da que desenvolvias antes de iniciares este curso.

Não citaste a série em que desenvolveste teu estágio. Gostaria de saber...


Citaste algumas atividades desenvolvidas, como aula passeio, matemática através de jogos, pesquisa sobre a ancestralidade com conversa de avô de um aluno, entre outras.

Marli, vou te fazer algumas perguntas:
a) Desenvolveste algum projeto durante o estágio?

b)Como utlizaste o blog, pois te referiste a ele e também afirmaste que não tinha computador na escola?

c)Ao final de teu estágio o que observaste de crescimento em teus alunos?

Abraços e seguimos dialogando...

23 de novembro de 2010 10:41

Nadie Christina disse...

Oi Marli,

passei por aqui, li a tua postagem, que está muito rica em detalhes, assim como o comentário da Fabiana. E aproveito para reforçar os questionamentos que ela deixou.
Voltarei em breve para saber um pouco mais sobre as atividades do teu estágio.
Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie

Marli disse...

Fabiana, estagiei com o 4ºano.
Inicie um projeto de aprendizagem só quase no fim do semestre,e desenvolvi um projeto do meio ambiente, aprendi elaborar um projeto fico muito feliz em obter essa aprendizagem graça ao curso do pead.
foi tirado a fotos dos aluno imprimido como a capa do blog,e os alunos desenvolveram as escritas em folhas de oficio depois de concluido levei para encadernar, então eles tem o blog igual fiz no inicio do curso.
Quem sou?O que gosto?A familia?Arvore geneologica da familia? A escola?Depois de pronto o blog os alunos tinha que ler um blog de um colega e faz um comentário escrito o que achou importante, o poderia ser melhor, o que descobriu entre outras? Os recursos que usei foram igual o do curso só que foi desenvovido em folhas e cadernos. Troque o computador por cadernos.
Fabiana se não entendeu posso fazer um postagem.