sábado, 27 de novembro de 2010

Língua brasileira de sinais

2º postagem do eixo 7
Língua brasileira de sinais.
A partir da aula presencial e a leituras das disciplinas de Libras tive uma oportunidade de conhecer a língua e a cultura surda.
As pessoas surdas aprendem através de experiências visuais, portanto tudo lhe seja proporcional através do visual pode contribuir para o desenvolvimento sendo fundamental a mudança metologia em sala de aula, para que o aluno aprenda sem ouvir.
Há cultura surda passou por vários períodos de adaptação, rejeição, desvalorização, alvo de experiências de pessoas que queriam mostra aspectos diferentes quanto a sua maneira de viver e expressar. Entre vários períodos em que os surdos foram sendo considerados na história, destacou o 1802 onde Jean Marc afirma que o surdo podia ser treinado para ouvir palavras.
Ainda existe aluno surdo que vai para a fonoaudióloga para aprender a falar.
Seria mais produtivo adapta-se o método de língua de sinais na escola com um professor qualificado na área de conhecimento, com as aulas de libras o aluno com certeza iria desenvolver e entender melhor a mensagem que o professor deseja transmitir.
Na minha escola tive uma experiência com aluno surdo que quando entrou na escola muito pouco sabia, então fui ensinando, mas tinha que falar mais alto, assim mesmo falando alto não entendia daí pensei que tinha que muda a maneira de ensinar essa criança comecei a faz gestos, e mímica, mas também não tinha experiência na língua de sinais. Hoje conheço melhor a língua de sinais podendo ajudar mais o aluno surdo, então a partir daí pode realizar uma pesquisa para descobrir mais aprendizagem sobre o tema.
A inclusão de crianças com deficiência auditiva sempre foi polemica, mas recentemente ganhou um novo rumo em nosso país. De acordo com a política do governo federal, elas não devem mais ficar segregadas nas escolas especiais e precisam estudar desde cedo em unidades comum, com um intérprete que traduzam todas as para a Língua brasileira de sinais. E também o contra turno preenchido por atividades específicas para o surdo.
A partir da recuperação da disciplina de Didática aprendi a elabora um projeto. E o texto da autora Anastasiou, Alves Ferreira e Gõni
A importância de um bom planejamento, como oportunidade de verificar se nosso trabalho vem dando certo e se nossos alunos estão aprendendo e descobrindo novas coisas. Através do planejamento o professor observa que os objetivos e as metas estão sendo alcançadas pelos alunos. Abrindo um espaço para faz e refaz.
O planejamento é elaborar decidir que tipo de homem se quer na sociedade e que tipo de ação é educacional é necessário o sistema educacional tem o compromisso de formarem cidadão autônomo, critico democráticos e solidários.

Um comentário:

Fabiana disse...

Olá Marli,
já tens uma postagem sobre o eixo 7, não há necessidade de realizares outras postagens sobre os eixos já contemplados.
Mas trazes contribuições bem significativas sobre a importância da Língua Brasileira de Sinais para a comunidade surda e para inclusão das pessoas surdas em nosso contexto educacional.
Também refletes sobre a importância do planejamento e falas que através do planejamento sabemos se nossos alunos estão aprendendo ou não. É pelo planejamento ou pela avaliação que que podemos acompanhar os resultados de nossa prática docente?
Abraços e seguimos conversando....