sábado, 27 de novembro de 2010

Prática no estagio

2º postagem do eixo 8
No meu estagio desenvolvi uma atividade muito interessante com meus alunos do 4º ano foi os números falanges.
A partir dessa atividade crie brincadeira com os alunos que eles iam brincando e aprendendo a multiplicação, ensinar de forma lúdica desenvolve a imaginação, o raciocínio lógico e a criatividade. Então os alunos me relataram que nunca tinham visto falar em números falanges e feito aquela brincadeira tão importante. Conversei com os alunos que tinha aprendido no curso de pedagogia da UFRGS e também nessa atividade adaptei os meses do ano, que ainda eles não sabiam.
Os alunos tiveram muitas aprendizagens no decorrer do meu estagio, e também uma oportunidade de terem uma palestra com um biólogo da siema, explicou sobre a importância do meio ambiente que nossa região vem sofrendo demais tais como: animais atropelados na Rota do Sol, lixo na beiras dos rios, mata ciliar, preservação das nascentes, o ar, água, flora, fauna, reaproveitamento do lixo entres outras.
Passou um vídeo, trouxe um bugio restaurado que foi atropelado na rota do sol, que esse animal esta em extinção. As perguntas elaboradas pelos alunos foram respondidas, assim eles aprenderam muito com essa palestra, todas as curiosidades foram atendidas, abrindo também um espaço para eles buscarem outras respostas, a partir da pesquisar em outros recursos tais como: internet, pesquisa de campo, livros, entre outras.
Os alunos também trouxeram suas experiências de quando vêm para a escola, eles vejam animais mortos na Rota do Sol. Os são graxaim, gambá, gato, jurinho, todos os tipos de animais que estão sendo atropelados porque os motoristas andam em altas velocidades. O animal mais atropelado é o jurinho, mas ainda não esta definida especificamente.
A partir dessa palestra tive uma visão diferente poderia ter realizado no inicio do estagio para desenvolver um projeto de aprendizagem. Com essa palestra os alunos tiveram um conhecimento maior sobre o meio ambiente que é tão importante na nossa e vida e dos animais.
Os alunos imitaram o som do bugio e também construíram um bugio com massa modelagem. Pois o dia que tive a visita da professora Márcia mostrei os trabalhos feitos pelos alunos, então ela achou que a proposta estava muito produtivo, me disse tira foto para colocar no pbworks.Os trabalhos feitos pelos alunos ficaram muito bom, foram criativo e participativo.
A partir do texto da autora Russel Teresinha Dutra da Rosa e Marise Basso Amaral, e a aula presencial da disciplina de ciências.
Os conhecimentos científicos dos alunos.
A partir daí adaptei palavras que faz parte da realidade de cada criança, após realizarem os desenhos solicitei que as crianças em pequenos grupos identifiquem as representações. Mais semelhante mais difícil de realizar e mais diferentes.
A água Os alunos fizeram um diferente do outro um fez água da torneira, outro do rio, poço. Mas tudo significa que é água, pois todos têm um conhecimento prévio. O desenho do céu um fez da noite, e outro do dia, no lugar da palavra luz, uns fizeram uma lâmpada, outros um, sol.
Assim eles analisaram todos os seus trabalhos e dos seus colegas, notaram que um colega tinha feito uma lâmpada virada para baixo não era assim tinha que ser a posição mais estreita no suporte onde ela ficava em pé para clarear, foi um questionamento muito interessante. Esse aluno disse como tu vai colocar uma lâmpada no suporte virada. Então conversei com eles que poderia ser uma lâmpada de um abaju.
Um tinha feito um pé virado para cima então outro aluno disse que deveria esta apoiada no chão. Achei importantes os alunos desenharem o planeta terra e pintaram a água de azul e a parte da terra de marrom, Fiz questionamento sobre o tema que tina trabalhando com eles, nesse desenho que tu fizeste têm mais água ou terra?
O aluno relatou que o planeta tem mais água do que terra, mas as águas doces deveram economizar que tem pouca, a salgada é que tem mais ela é encontrada nos mares.
Analisei que todos os alunos perceberam as diferenças dos desenhos dos seus colegas formularam hipóteses como poderia ser melhores os desenhos o que estava mais diferente para própria realidade.
Eles acharam o desenho mais difícil de representar foi o ácido porque poderia ser uma fruta ou um produto [abacaxi-limão, ou produto de limpeza].
Energia pode ser humana ou energia elétrica.
Essa atividade foi muito produtiva os alunos analisaram desenhos por desenhos todas as diferenças encontradas foram citadas então ia anotando e percebi que todos os alunos acharam muitos detalhes importantes, me senti muito feliz realizando essa atividade e todos os meus alunos com certeza tiveram uma boa aprendizagem
Depois dessa comparação fizeram um registro no portfólio de aprendizagem, escrevendo que realmente eles tinham aprendido com essa atividade, isso se torna mais produtivo porque parte dos conhecimentos científicos.
Analisando os trabalhos dos alunos conclui que todo o aluno aprende, basta o conhecimento não esteja pronto, nem acabado cabe o professor trabalhar com diversas situações tais como: questionamento ao aluno, pesquisa, criar texto, lançar dúvidas e não simplesmente transmitir respostas, mas sim conhecimento.
O aluno deve ser incentivado assim como qualquer pessoa, o aluno interpreta a realidade informação que recebe de acordo com sua própria rede de conhecimento.
Por isso ao pensar de ensinar conhecimentos científicos as crianças é importantes selecionar situações que sejam familiares ou instigantes. Para que haja aprendizagem do conhecimento prévio é necessário que seja interpretado á realidade de cada criança.

Um comentário:

Fabiana disse...

Olá Marli,
nesta postagem relatas muitas atividades desenvolvidas com teus alunos durante o estágio e pude perceber que colocaste em prática muitas coisas que aprendeste no curso.
O estágio também te oportunizou muitas aprendizagens e reflexões, que estas possam te acompanhar e aperfeiçoar cada vez mais tua prática docente....
Abração